top of page
Capturar.PNG
dia_da_música_1.PNG
Violin Pegs
Capturar3.PNG

Visita de

        Estudo a

No dia 18 de março, 21 alunos de sétimo e oitavo anos, acompanhados por três professores de francês, partiram em direção a Paris. Nesta viagem, tiveram a companhia de alunos do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira e do Agrupamento João da Rosa (escolas de Olhão).

Durante uma semana, visitaram vários monumentos e museus franceses, tais como o Louvre, a Cathédrale de Notre- Dame, a Tour Eiffel, l´Arc de Triomphe, o museu de l´Histoire Naturelle,… Passearam pelos Champs Elysées e por muitas outras ruas e jardins parisienses, não esquecendo o passeio em Bateau Mouche pelo rio Sena.

E, claro, para a alegria de todos, também foram à Disneyland Paris e, no regresso, ao parque do Futuroscope, em Poitiers.

O frio, que se fez sentir nessa semana, foi  « substituído » pela alegria de brincar na neve e de,  como é lógico, estar e fazer novos amigos em Paris.  

Que o digam, sobretudo, os nossos alunos do oitavo ano.

 Generosidade ajuda a ver melhor!

A Mariana Franganito é aluna da EB2,3 do Montenegro e frequenta agora o 9.º ano de escolaridade.

A Mariana é uma aluna com muitas capacidades, que tem tido sempre bons resultados escolares.

Estes resultados são ainda mais especiais por a Mariana ter uma doença que lhe afeta a visão.

Mas esta doença não desmotiva a Mariana e, graças à generosidade do sr. Eliseu Correia, a Mariana tem agora o estudo e o trabalho mais facilitados.

A Mariana  ganhou um Ampliador de Carateres Prodigi Connect 12 (tablet com ampliação, OCR e câmara), que lhe permite aceder a livros físicos e a outros documentos ou registos físicos, assim como à informação do quadro e outros elementos do ambiente circundante, para além da leitura automática do texto físico (OCR), sendo de destacar a portabilidade deste dispositivo.

Este equipamento possibilita à Mariana ver o que se encontra afixado nas paredes das salas de aula, algo que ela já não se lembrava de alguma vez ter conseguido, permite-lhe aceder a praticamente toda a informação física, aos manuais escolares em tamanho ‘standard’, tal como um indivíduo com visão normal.

Ao Sr. Eliseu Correia, o nosso bem-haja pela sua generosidade!

22/11/2018

    (Atualizado em : 23/01/2018) 

    (Atualizado em : 16/01/2018) 

       

       Oh, là là...Sablés!

 

Quem diz França, diz gastronomia francesa!

E nada é mais fácil do que aprender divertindo-se.

No dia dez de dezembro, os alunos do clube de francês,

deitaram mãos à massa e realizaram pequenos “sablés”

seguindo esta receita:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                O próximo atelier de cozinha será no dia 10 de janeiro para a realização                                      das típicas Galettes de Rois (Receita)

                                 Agradeço desde já a participação de todos e a colaboração das                                                   professoras  Vera Lameiro, Helena Correia e Martinha Ferreira.

 

                                                                                          A assistente de Francês

                                                                                                   Sirine  Pereira                                                                                                                                             

                                                                                                                                                        (Atualizado em : 09/01/2018)                 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
O Camaleão

O Camaleão

Assista agora

ÀS 11:00 a terra tremeu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com condições climatéricas próprias para a época,  manhã de quinta-feira, dia 14 de dezembro, teve um acontecimento  diferente do habitual.

Pelas 11 h, soou o alarme da escola, o mote para o início do simulacro de uma situação de sismo de magnitude 6.0 na Escala de Richter, cujo epicentro se localiza a cerca de 30 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Cabo S.Vicente. Sentido em todo o território do Continente e com a intensidade máxima, VI na escala de Mercalli modificada, na região de Faro, segundo o Instituto de Meteorologia, durante 7,0 segundos, seguido de focos de incêndio, assim se revelou o cenário para este primeiro exercício  interno de segurança do ano letivo 2017/18, com “observação / colaboração” das forças exteriores, das escolas do                            agrupamento de Montenegro.

Durante o simulacro, os alunos baixaram-se, protegeram a cabeça e o pes-                          coço com os braços e as mãos,esconderam-se por baixo das mesas de for-                             ma a aguardar que a terra parasse de tremer e, por fim,  alunos, professores                                e funcionários rumaram ordeiramente ao ponto de encontro.

                                                                                                                                                       

                                                                                                                                              (Atualizado em : 03/01/2018)                 

A Escola e Montenegro de mãos dadas

 

As turmas A e D do 6º ano saíram à rua, em Montenegro, com o objetivo de observar os problemas da circulação rodoviária, dos espaços de lazer e higiene urbana. Esta atividade decorreu na segunda quinzena de novembro e espera-se que seja um contributo para a melhoria da vida em Montenegro.

 

Este projeto nasceu de um convite do Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro para a escola colaborar no melhoramento da circulação rodoviária. As turmas A e D aceitaram o desafio e elaboraram um roteiro, realizaram uma “saída de campo” e complementaram toda esta atividade com uma entrevista ao Presidente, Steven Sousa Piedade.

Os alunos detetaram problemas de higiene pública, muitas vezes por falta de civismo, insuficiência de espaços verdes e de lazer para a comunidade e, essencialmente, falta de estacionamento e graves problemas de segurança na circulação pedonal. As respostas a estes problemas foram dadas em entrevista no dia 20 de novembro.

Verificaram-se aspetos positivos, tais como eco-pontos e recipientes de RSU bem distribuídos e alguns passeios novos com reordenamento no estacionamento de certas ruas. Também se observou um estacionamento para bicicletas. Os alunos queriam mais! A Freguesia investiu em placas, alertando para a vacinação dos animais e em sacos para a recolha de dejetos. Parabéns pela iniciativa!

 Neste projeto estiveram envolvidas as disciplinas de Português, Educação para a Cidadania, História e Geografia de Portugal, Educação Visual, Inglês e Ciências Naturais.

(Atualizado em : 05/12/2017)  

Dia de Multiatividades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 22 de novembro, o grupo de Inglês da escola dinamizou uma manhã bem divertida de jogos de tabuleiro e não só. Os alunos puderam comunicar em Língua Inglesa e quem de fora entrasse neste espaço mergulharia numa atmosfera puramente britânica. Houve ainda lugar a algumas disputas de kahoot, a pequenas dramatizações com base nas palavras construídas pelos alunos no jogo do “scrabble”, a subidas e descidas no tabuleiro do “snakes and ladders”, a um “guessing game”, a jogos de concentração e à construção de uma história pelos alunos. Os alunos riram, falaram muito em Inglês e aprenderam palavras e estruturas lexicais e gramaticais que ainda não conheciam.

A título de exemplo, aqui transcrevemos a história por eles inventada:

“Once upon a time, there was a group of friends who decided to have a picnic in the woods near their houses. Their parents prepared a very delicious feast for them to celebrate the Thanksgiving Day and they were very happy to have such an opportunity. They walked into the woods dancing and singing, but suddenly there appeared a rabbit which stole their picnic baskets and they started to run after the naughty rabbit that decided to spoil their happiness. After a long way the friends decided to negotiate with the rabbit and decided to divide their food with it and at the ending everything came together and they became friends, starting to dance, sing and eat altogether. All the animals in the forest joined them and became their friends as well. From then on the friends continue to celebrate the “Thanksgiving Day” in the forest.”

                                                                                                                        (Atualizado em : 21/11/2017)  

Experiência:

                                               Os constituintes do sangue

No dia dois de novembro, na disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9º ano fizeram uma experiência sobre os componentes do sangue humano.

Na aula, os alunos observaram uma preparação definitiva do sangue humano ao microscópio.

Em primeiro, os alunos começaram por observar os seguintes constituintes do sangue: glóbulos vermelhos ou eritrócitos, que têm como função o transporte de oxigénio pelos diferentes tecidos do corpo humano e uma pequena percentagem de dióxido de carbono; também conseguiram observar os glóbulos brancos ou leucócitos, que têm como função o reconhecimento e eliminação de substâncias ou microrganismos estranhos.

Depois de terem observado todos os componentes, fizeram uma ficha relacionada com a experiência, para consolidar os conhecimentos.

Esta experiência foi feita com o objetivo de conhecerem quais os constituintes do sangue.

                                                                                                                             (Atualizado em : 14/11/2017)  

bottom of page