top of page

 

 

 

Concurso Nacional de Leitura – Fase Nacional

Lia Silva – Menção Honrosa

 

 

A aluna Lia Silva, do 8.º D, alcançou uma menção honrosa no 13.º Concurso Nacional de Leitura, que se realizou em Braga, no dia 25 de maio.

Como representante do Algarve, na categoria de 3.º Ciclo, a Lia foi selecionada através de uma prova de escrita, que a colocou nos cinco primeiros lugares a nível nacional.

Passado este escrutínio, a aluna teve que realizar uma prova de palco, que consistiu na apresentação de um livro da sua seleção. O livro escolhido foi a "História trágica com final feliz" da escritora Regina Pessoa.

Inicialmente, revelou algum nervosismo, mas, passado o primeiro minuto, a Lia fez uma leitura bastante expressiva e segura para o público e júri. A prova de palco também consistiu numa argumentação sobre a escolha da obra. Esta segunda parte revelou uma Lia mais confiante, em que personalizou a leitura do livro com dois testemunhos de vida, recolhendo a emoção de todos os presentes.

No final, colheu os aplausos do público e algumas palavras da apresentadora da RTP Maria João Gama, dando-lhe força para uma participação no próximo ano.

Apesar de não ter ficado nos três primeiros lugares, a aluna do Agrupamento de Escolas de Montenegro foi a única representante do distrito que subiu ao palco como uma das cinco finalistas, facto que merece os nossos parabéns!

A participação da Lia poderá ser vista no vídeo abaixo.

Prof. Ricardo Capitão

47934961352_9298496cfc_h.jpg

 

 

 

Laço Azul Humano

Mês da Prevenção

dos maus tratos na Infância

 

A formação de um Laço Azul Humano, no campo de jogos da escola de Montenegro, marcou o encerramento da campanha de sensibilização que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Faro, com a colaboração da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Faro, levou a efeito para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, no dia 30 de abril.

A iniciativa de dar forma ao símbolo da campanha nacional foi concretizada por cerca de 700 alunos do Agrupamento de Escolas de Montenegro, que colaboraram na formação do laço vestidos com a respetiva roupa azul.

Assim, e para além da sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, os alunos do agrupamento entoaram o Hino contra os maus-tratos “Quem Ama Não Trata Mal”, composto (letra e música) pelo compositor e pianista Luís Conceição, para ser um símbolo de apelo à intervenção na Prevenção e Proteção das Crianças.

Esta iniciativa visou a construção de vários Laços Humanos por todo o concelho de Faro criando uma “Chuva Azul”.

Prof. Ricardo Capitão

DSC_0838.JPG
DSC_0826.JPG

 

 

 

 

25 de Abril

Homenagem do Clube de Música

“Cant´ocar”

 

O 25 de abril de 1974 é uma das datas mais importantes da História de Portugal, um feriado para recordar aos portugueses a importância da Liberdade.

Nesse dia, jovens oficiais das Forças Armadas Portuguesas derrubaram uma ditadura que durava há 48 anos. O governo era chefiado desde 1968 por Marcelo Caetano, que sucedera a Salazar quando este adoeceu. O governo do Estado Novo não tinha sido eleito e não podia ser alvo de críticas. Havia uma polícia secreta (a PIDE) que prendia e torturava quem fosse contra, os jovens obrigados, desde 1961, combatiam na Guerra Colonial em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. As pessoas viviam oprimidas pelo medo.

Os militares acabaram por devolver a liberdade aos portugueses, recorrendo a senhas, que foram transmitidas pela Rádio para todos os Regimentos, com o objetivo das tropas se prepararem e iniciarem a revolução. Essas “senhas” foram duas músicas que ainda hoje representam muito para os portugueses.

Com a finalidade de assinalar esta efeméride, o Clube de Música “Cant´ocar” respondeu afirmativamente ao desafio da Professora de História, Ana Paula St. Aubyn e, tendo sido os alunos ensaiados pela Professora de Música, Sílvia Santos, homenagearam os Militares de Abril e a população que participou neste dia histórico com as músicas “E depois do Adeus”, “Grândola Vila Morena” e “Somos livres”.

Prof. Ricardo Capitão

 

 

                                                                         Erasmus+ "sempre a bolir"!

 

 

 

 

 

 

No âmbito do Erasmus “Unissons nos cœurs sans frontières”, foi realizado um livrinho de apoio aos migrantes e refugiados. Inicialmente, os alunos das várias escolas envolvidas colocaram-se na posição de uma família migrante/refugiada, que se viu obrigada a deixar o seu país. Em seguida, procuraram elaborar um livro, com um pequeno conjunto de vocabulário útil e necessário para alguém que chegue a um país, por vezes, completamente diferente do seu em  quase todos os aspetos.

Numa segunda fase, na mobilidade em Itália, os alunos, em conjunto, reuniram o trabalho feito pelos diferentes parceiros e selecionaram as frases e o vocabulário que julgaram mais pertinente. De seguida, essas frases/vocabulário foram traduzidas nas várias línguas dos países envolvidos neste projeto.

 

 

Mais tarde, na Polónia, em conjunto, foi decidida a forma de apresentação do respetivo livrinho de apoio ao migrante/ refugiado. Este livro estará disponível na biblioteca da escola, na junta de freguesia e na Câmara Municipal de cada cidade ou mais exatamente: Faro, Salerno, Draveil, Craiova, Schwaebisch Gmund, Chojnow e Wallasey.

Profª Martinha Ferreira

uiui.PNG
aiaia.PNG

 

 

 

 

Turmas de Francês foram ao teatro

 

 

 

 

 

 

No dia 22 de fevereiro, um grupo de alunos de Francês (32) da nossa escola, no âmbito das disciplinas de História, de Francês e do Erasmus+ “Unissons nos coeurs sans fronteires” deslocou-se a Loulé.

Assim, estes alunos foram ao museu municipal de Loulé visitar uma exposição sobre a segunda guerra mundial. Nesta, ficaram a saber que muitos portugueses, para além de terem ido lutar contra os alemães, também foram submetidos a trabalho forçado na Alemanha.

 

 

 

De seguida, foram assistir a uma peça de teatro “MONSIEUR IBRAHIM ET LES FLEURS DU CORAN”. A história fala de um jovem francês judeu, que, abandonado primeiro pela mãe e mais tarde pelo pai, encontra apoio e carinho junto do merceeiro mulçulmano do seu bairro. A amizade entre os dois torna-se tão forte que o merceeiro acaba por adotá-lo e levá-lo a conhecer o seu país natal.

Profª Martinha Ferreira

ras.jpg
ras2.jpg
ras1.jpg
DSC_0461.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Parlamento dos Jovens – Sessão Distrital

Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos

 

No passado dia 18 de março, quatro alunas do Agrupamento de Escolas de Montenegro, Fabiana dos Santos, Maria Luísa Guerreiro, Carolina dos Santos e Liliana Guerreiro, participaram no Parlamento dos Jovens - fase distrital, no Convento do Espírito Santo, em Loulé.

O objetivo desta fase distrital foi apurar quatro propostas de lei para a Assembleia Nacional, com a discussão do tema “Alterações Climáticas – salvar os Oceanos” e nomear os seis deputados para apresentar essas mesmas propostas no Parlamento, em Maio.

A sessão começou com os discursos dos convidados da mesa eleitoral, o deputado da Assembleia da República, Doutor Cristóvão Norte, o Delegado Regional de Educação do Algarve, Doutor Alexandre Lima, o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Doutor Custódio Moreno e o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Doutor Vitor Aleixo.

No sentido de perceber um pouco mais acerca da dinâmica política do Parlamento e da ação dos deputados na assembleia da República, foram feitas diversas perguntas ao deputado, o Doutor Cristóvão Norte, que teve sempre a amabilidade de responder com diversos pormenores e ideias relativamente ao enfrentar e prevenir as Alterações Climáticas e os efeitos específicos na região do Algarve.

Findo o período das perguntas e consequentes respostas, a Presidente da Assembleia, assessorada pela secretária, a aluna Laura Prado, deu início aos trabalhos do debate dos Projetos de Recomendação. Os diversos projetos, das treze escolas dos concelhos do distrito de Faro, foram apresentados, discutidos e votados na generalidade.

O projeto escolhido foi o da Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, Loulé, que depois foi alvo de alterações pelos jovens deputados no período da tarde.

No final, os deputados do Agrupamento de Escolas de Montenegro consideraram a experiência bastante interessante e esperam para o próximo ano, depois dos conhecimentos adquiridos, representar novamente o Agrupamento no círculo eleitoral.

De destacar que o tema sugerido pelos deputados do Agrupamento de Escolas de Montenegro "Violência Doméstica" foi o mais votado e será submetido, em nome do círculo eleitoral de Faro, como tema para o próximo ano, à consideração da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.

Prof. Ricardo Capitão

DSC_0482.JPG
DSC_0463.JPG

 

 

Projeto Erasmus+ “And…Action!”

Entre os dias 8 e 10 de março de 2019 os professores envolvidos no Projeto Erasmus+ “And…Action!” participaram numa visita transnacional à Islândia, à escola Brekkubaejarskóli, situada em Akranes.

Este projeto, focado na produção de vídeos associados a atividades diversas, é coordenado por professores da Alemanha e conta com a participação de docentes de Portugal, Islândia, Grécia, Irlanda do Norte.

Nesta mobilidade, estiveram a representar Portugal (mais concretamente o Agrupamento de Escolas de Montenegro) as professoras Susana Castro e Goreti Soares, da Escola EB1 de Marchil e a Professora Liliana Martins, Adjunta do Diretor.

Foi uma viagem muito enriquecedora, que permitiu o contacto com o sistema de ensino islandês; refletir conjuntamente sobre variadas temáticas; partilhar ideias; e planificar estratégias e atividades a desenvolver com os alunos dos vários países envolvidos no projeto.

isla.jpg
islandi.jpg
isl.jpg
islan.jpg
islandia 1.jpg
islandia.jpg
DSC_0307.JPG

 

 

 

 

Parlamento dos Jovens

Laura Prado eleita secretária

da mesa distrital

 

 

No passado dia 27 de fevereiro, realizou-se a eleição para a presidência da mesa da sessão distrital do Parlamento dos Jovens, na Delegação Regional do Algarve, em Faro. A candidata do Agrupamento de Escolas de Montenegro foi a aluna Laura Prado, do 7.º E.

 

Com o objetivo de compor a mesa para a sessão distrital, cada escola participante designou um candidato para ser elegível à presidência da Mesa, contudo, também se fez a eleição para o cargo da vice-presidente e secretário da Mesa.

Após diversas provas de desempenho para aferir competências de liderança, a aluna Laura Prado conseguiu convencer os seus pares das outras escolas para ocupar um dos cargos elegíveis, o de secretária na sessão distrital do dia 18 de março, em Loulé.

Prof. Ricardo Capitão

DSC_0298.JPG

 

 

 

Parlamento dos Jovens – Sessão Escolar

Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos

 

 

No passado dia 23 de janeiro, 31 “jovens deputados” do Agrupamento de Escolas de Montenegro participaram no Parlamento dos jovens - fase escolar no auditório da escola.

Antes havia decorrido uma intensa campanha eleitoral por toda a escola, com sete listas a liderar todo o processo de transmissão das suas ideias para agregar o máximo de votantes.

 

 

 

As eleições do dia 21 de janeiro deram uma vitória expressiva aos representantes da lista, que elegeram todos os seus 10 deputados; a lista em segundo lugar foi a lista E, com 9 deputados eleitos e sucessivamente a lista Z, com 6 deputados, lista C, com 4 deputados e as listas B e D, com um deputado, respectivamente.

O objetivo desta fase escolar foi apurar três propostas de lei para a Sessão Distrital com a discussão do tema “Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos” e nomear os três deputados, mais um suplente, para apresentar essas mesmas propostas em sessão distrital, no dia 18 de março.

As propostas de lei mais votadas pelos jovens deputados foram:

A Colocação de um sistema de filtragem nos canos de esgoto que despejam nos rios, lagos e oceano, para impedir a passagem de todo o tipo de resíduos, visando a preservação dos recursos hídricos. 

Criação de áreas protegidas no Oceano Atlântico, para preservar os ecossistemas marinhos.

Realização de campanhas para a redução do consumo de carne e promoção de uma alimentação com mais vegetais e frutas, pois a crescente indústria de carne e os seus derivados produz gases que afetam o planeta (aquecimento global). 

As medidas decididas pelos deputados do Agrupamento de Escolas de Montenegro visaram a redução do despejo poluente de resíduos nos nossos recursos hídricos nacionais e no Oceano Atlântico, visto os Oceanos, os maiores reservatórios de despejo, estarem a formar "ilhas" de lixo e Portugal ser manifestamente prejudicado, pois 97% do seu território é água. Este Portugal Marítimo deve ser preservado, os seus ecossistemas únicos devem ser protegidos com áreas ou reservas marinhas, com o intuito de salvar a fauna e a flora.

Os deputados do Agrupamento de Escolas de Montenegro preocuparam-se também com o Aquecimento Global, que influencia o degelo dos polos e contribui para o aumento do nível das águas, colocando em risco toda a nossa zona costeira. Uma forma simples de combater isto depende de nós, da nossa mudança de hábitos alimentares. O consumo excessivo de carne leva ao aumento da indústria animal que produz altos níveis de gás metano, afetando a nossa atmosfera, muito mais que a libertação de dióxido de carbono proveniente dos veículos motorizados. Consciencializar as pessoas para este problema, consciencializar os cidadãos de amanhã e mudar os hábitos de consumo excessivo permitirá preservar o nosso planeta, os nossos oceanos, o nosso país, os nossos lares.

Depois de votadas e debatidas as três propostas de lei, elegeram-se os deputados para representar o Agrupamento, sendo os mais votados a aluna Fabiana dos Santos (Lista A), Maria Luísa Guerreiro, da Lista E, Carolina Santos, da Lista C e, como deputado suplente, o aluno Filipe Palma, da lista Z.

Ainda foi escolhida a candidata à presidência da sessão distrital, tendo a deputada Laura Prado, da lista E, reunido mais consenso para o cargo.

Por fim, o tema que os 31 deputados gostariam de propor para tema do próximo ano do Parlamento dos Jovens foi a Violência Doméstica.

 

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico, que culmina com a realização de uma Sessão Nacional na AR. O tema deste ano é Drogas – evitar e enfrentar as dependências.

O Parlamento dos Jovens tem como objetivos:

a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;

b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;

c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Prof Ricardo Capitão

prlamento111.JPG
parlamento 1.JPG
parlamento 11.JPG
exp.jpg
exp4.jpg

 

Exposição sobre

o sistema solar

e pesquisa científica

em astronomia

 

As turmas A, D e E do 7º ano, no âmbito da disciplina de Físico-Química, com a Professora Cláudia Alexandre, realizaram um conjunto de maquetes/trabalhos sobre o nosso Sistema Solar e equipamento utilizado na pesquisa científica em Astronomia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com os trabalhos realizados e o auxílio da turma CEF - Informática, foi montada uma exposição com os trabalhos. Esta exposição ficará aberta a todo o público da nossa comunidade escolar até ao dia 7 de fevereiro.

A todos os alunos envolvidos, os nosso parabéns pelo excelente trabalho realizado.

Profª Ana Machado

aiaia.jpg
exp2.jpg
exp1.jpg

                   

                                               Ano internacional                                                  da tabela periódica

 

 

 

 

 

 

 

Comemorou-se no dia 29 de janeiro o início do ano internacional da Tabela Periódica e o aniversário da IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada). A UAlg organizou a construção da Tabela Periódica com os alunos do Algarve. Estavam representadas várias escolas. Esta atividade foi também levada a cabo em todas as cidades do país onde se encontram as várias universidades. Na cidade de Faro, ainda contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro, Professor Rogério Bacalhau, e com o Vice-Reitor da Universidade do Algarve, Doutor Saul Neves.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento estava muito bem organizado e foi muito fácil descobrir qual o papel que cada "elemento químico humano" tinha de desempenhar. Os alunos gostavam que a atividade pudesse ter sido um pouco mais longa, com informações sobre os elementos químicos. É muito importante dar a conhecer a Tabela Periódica, pois os elementos químicos são como as nossas letras do alfabeto, que nos permitem construir os milhões de palavras que utilizamos para escrever os nossos sonhos e histórias.

Profª Ana Machado

2.gif

 

 

 

                     Palestra sobre refugiados e migrantes

 

No dia de 10 de janeiro, os alunos de nono ano da nossa escola assistiram a uma palestra,  no âmbito do Erasmus+, subordinada ao tema dos Refugiados/migrantes.

Nesta sessão estiveram presentes a Márcia Silva, aluna da Universidade do Algarve, pertencente à Associação de Estudantes africanos dessa mesma instituição. Ela esteve acompanhada por um ex- aluno da Universidade, o Alberson Ramos. Ambos são oriundos de Cabo Verde, mas de ilhas diferentes.

Os universitários falaram sobre as suas experiências de vida e as várias dificuldades que encontraram nesta caminhada pela luta por uma vida melhor. Referiram também que não foi nada fácil deixar os amigos e a família para vir estudar, sozinhos, num país diferente e desconhecido. É verdade que a língua é praticamente a mesma, mas, como disse a Márcia, “Há documentos que têm nomes diferentes e o pior é que não se pode ir a casa buscar um documento que falta para a matrícula”. E isso porque a casa fica muito longe e as viagens são muito caras. Apesar da bolsa atribuída, o dinheiro não chega para nada e, muitas vezes, têm de trabalhar para tentarem comprar algum material pedido pelos professores.

Estes alunos evidenciaram todas as dificuldades que encontraram, mas a solidão e as saudades de casa foram bem realçadas, até porque as idas a casa são raríssimas. O Alberson está cá há cinco anos e só foi uma única vez a casa.  Teve de suspender os estudos, porque fundou família e teve também que optar: ou estudava ou comprava “as fraldas para o filhote”.

Mas, segundo eles, o que custa mais não são as dificuldades financeiras nem as horas de estudo acumuladas com as horas de trabalho num café ou num restaurante, mas sim a solidão, a falta do abraço da mãe e do pai. Há muitos momentos de desânimo, até mesmo de desespero, mas, como disse a Márcia “temos de pensar que isso vai passar e que amanhã as coisas vão correr melhor”. 

Profª Martinha Ferreira

presépio 1.JPG
presépio 2.JPG

 

 

 

Concurso Presépio Ecológico

Exposição no Átrio da Escola

 

 

 

 

Faz parte do património cultural de cada país a preservação da sua identidade, dos seus valores, das suas tradições. Num contexto de crescente globalização, devemos preservar um dos símbolos de uma tradição bastante antiga em Portugal.

O Presépio representa o nascimento de Cristo, e constitui um dos motivos mais notórios da estatuária portuguesa.

No sentido de retomar o espírito bastante português da construção de Presépios e conhecer a sua história religiosa, os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Montenegro foram desafiados a construir um Presépio com materiais do dia-a-dia, os desperdícios que podem ser reciclados de forma criativa, criando um Eco Presépio.

Esta atividade foi dinamizada pelo Departamento de Ciências Humanas, Sociais e Religiosas com o objectivo primordial de sensibilizar os alunos envolvidos para a Política dos 3R´s, através do enquadramento da temática ambiental nas Comemorações do Natal.

Os critérios de avaliação, tidos como essenciais, foram os seguintes: a utilização de materiais usados (reutilização), a originalidade e criatividade e a coerência com o tema, o que levou à criação de trabalhos muito criativos e interessantes.

Os trabalhos sujeitos a concurso estiveram expostos para apreciação no Átrio da Escola, entre os dias 10 de dezembro de 2018 e 7 de janeiro de 2019.

No início do primeiro período foram entregues os prémios de participação nesta atividade, oferecidos pelas Águas de Portugal, por intermédio da Dr.ª Teresa Fernandes, responsável pela Comunicação e Educação Ambiental das Águas do Algarve, e a Texto Editora, instituições a quem o Agrupamento de Escolas de Montenegro muito agradece pelo apoio prestado.

Prof. Ricardo Capitão

presépio.JPG
Capturar1.PNG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comemoração dos 70 anos da publicação dos Direitos Humanos

10 de dezembro

 

 

O “Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por parte da Assembleia das Nações Unidas.

O 10 de dezembro é também o “Dia Nacional dos Direitos Humanos”, instituído pela Assembleia da República (Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro).

Em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, História, Educação Musical, Inglês, Orientação Escolar e Artes e Projetos, os alunos do 5.º C, D e E e os alunos do 7.º A e B decidiram assinalar e comemorar esta data de forma diferente.

As turmas do 5.º ano realizaram uma exposição acerca dos Direitos Humanos e Declaração dos Direitos da Criança. As duas turmas do 7.º ano adaptaram a música “Miss Sarajevo” dos U2, em que rebaptizaram e alteraram a letra para “Haverá tempo…” no sentido de lembrar todas aquelas pessoas que não têm ou não lhes é dado tempo para viverem segundo os direitos humanos mais básicos.

A exposição encontra-se no átrio da entrada da escola e o vídeo da música pode ser consultado aqui.

Prof. Ricardo Capitão

DSC_0057.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Três alunas do 9º ano deslocaram-se à Polónia, com algumas professoras, no âmbito do projeto Erasmus +.

Três alunas, Maria João Brito, Maria Silva e Rita Roncon da escola E.B.I/J.I. de Montenegro, foram à Polónia com as professoras Vera Daniel (Físico-Química), Martinha Ferreira (Francês) e Helena Correia, com o objetivo de representar Portugal. A viagem começou no dia 13 de outubro (sábado) e terminou no dia 21 de mesmo mês (domingo).
    No primeiro voo fizeram escala em Beauvais, onde dormiram uma noite. 

No dia seguinte, fizeram o segundo voo com destino a Cracóvia, (Polónia), onde ficaram dois dias. No dia 15, de manhã, visitaram um museu judeu, onde fizeram inúmeras atividades e conviveram com os representantes dos outros países. Depois do almoço, visitaram o bairro judeu e vários edifícios e monumentos, como: sinagogas, igrejas, um castelo, um cemitério e catedrais. 

No dia seguinte, de manhã, continuaram a visitar a cidade, a universidade e a praça. Depois do almoço, tiveram tarde livre e voltaram a juntar-se, para apanharem o autocarro que as levou a Chojnów, onde as famílias de acolhimento estavam à espera para as levarem às respectivas casas. A Maria Brito e a Maria Silva ficaram numa casa juntas, mas a Rita ficou noutra casa. Todos os professores ficaram num hotel.

No dia 17 foram conhecer o liceu, que era pequeno mas acolhedor. Realizaram várias atividades, como por exemplo: cantar uma música em polaco, com a ajuda dos alunos polacos e ainda apresentar o trabalho que tinham preparado sobre festividades portuguesas. Almoçaram todos juntos e depois de um breve passeio foram de autocarro visitar uma igreja. Depois de assistirem a uma palestra, os grupos continuaram com outras atividades.
Os alunos e os professores polacos ensinaram uma dança aos alunos e professores dos outros países, ao som de uma música polaca chamada “Belgijka taniec”. Mais tarde, voltámos todos a dançar a mesma dança que aprendemos, mas na praça principal de Chojnów, onde era celebrada a festa municipal do imigrante.  

Dia 18, logo pela manhã, as alunas foram ao liceu e fizeram atividades relacionadas com representação, até fizeram parte de uma peça organizada pela professora de teatro polaca e pelos seus alunos, que depois foi apresentada na praça, à tarde.  Depois do almoço, houve tarde livre e à noite o jantar de despedida, onde estavam presentes todos os alunos e professores de todos os países envolvidos e os representantes da cidade. De acordo com as alunas foi muito divertido, pois dançaram e cantaram com pessoas de outras nacionalidades.

No dia a seguir, pela manhã, foram visitar a fábrica de bolas de Natal, onde tiveram a oportunidade de fazer algumas. De tarde, as alunas foram com as suas famílias de acolhimento às compras. Nessa madrugada, tiveram de se despedir das famílias, porque estavam a caminho da capital.

No dia 20 chegaram a Varsóvia. Nesse dia passearam pela cidade e no dia seguinte, logo de manhã, foram para o aeroporto, para apanharem o voo para Faro, Portugal.

 

Maria João Brito, Maria Silva e Rita Roncon

erasmus.JPG
erasmus-upb-banner-1.jpg
erasmus 1.jpg
erasmus3.jpg
Capturar 1.PNG
Capturar2.PNG
Capturar3.PNG

DIA DAS MULTIATIVIDADES

14 de novembro de 2018

DSC_0289.JPG
Dept. Ciências Humanas e Sociais
Peddy-paper

This is a great place to tell your story and give people more insight into who you are, what you do, and why it’s all about you.

Ciências Naturais
Laboratório Aberto

This is a great place to tell your story and give people more insight into who you are, what you do, and why it’s all about you.

DSC_0428.JPG
DSC_0400.JPG
Português
Filme Anne Frank

This is a great place to tell your story and give people more insight into who you are, what you do, and why it’s all about you.

Físico-Química
Filme "Contacto"

This is a great place to tell your story and give people more insight into who you are, what you do, and why it’s all about you.

DSC_0444.JPG

11 de novembro

Comemoração

dos 100 anos

do Dia do Armistício

Há 100 anos terminou o primeiro grande flagelo bélico que o mundo conheceu, a Primeira Guerra Mundial.

No dia 11 de novembro de 1918, por volta das onze horas, os sinos voltaram a tocar e foi assinado o Armistício num vagão de um comboio na floresta de Compiègne,  entre os Aliados e o Império Alemão, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.

A primeira guerra mundial terminou com cerca de 20 milhões de mortos e inválidos, uma Europa destruída, em oposição aos Estados Unidos em crescente hegemonia mundial.

Portugal entrou oficialmente no conflito em 1916, indo para a frente de combate em 1917, onde sofreu inúmeras baixas na batalha de La Lys. Em apenas três dias morreram sete mil portugueses a defender a sua posição nas trincheiras.

Como homenagem aos soldados portugueses que participaram e pereceram na Primeira Guerra Mundial, os alunos e comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Montenegro assinalaram esta efeméride com o hastear da bandeira, acompanhado de um minuto de silêncio, cantaram o hino nacional e finalizaram esta homenagem com uma grande salva de palmas aos nossos heróis.

 

 

A representante do grupo de História, a professora Ana Paula St. Aubyn e o Coordenador do núcleo de projectos Victor Silva fizeram uma curta exposição da simbologia do ato, recolhendo de todos os alunos a emoção do conhecimento e o orgulho de cantar o hino nacional e assistir ao desfraldar da bandeira.

Prof. Ricardo Capitão

Armisticio2.JPG
Armisticio11.JPG
Armisticio30.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita de Estudo a Faro

12 de outubro

 

No dia 12 de outubro de 2018, os alunos do 7.º B e D do Agrupamento de Escolas de Montenegro, para enriquecer os seus conhecimentos históricos, geográficos e de língua espanhola, fizeram uma visita de estudo à Cidade Velha de Faro, no sentido de conhecer as coleções museológicas do Museu Municipal de Faro, percorrer o traçado urbano e as suas alterações ao longo dos séculos e, no âmbito do dia das comunidades hispânicas, desfrutar da culinária típica da Venezuela.

Primeiramente, a visita de estudo começou com o percurso guiado, acompanhado pelos técnicos do Museu pelas ruas da Cidade Velha, iniciando-se na escadaria da Sé (Igreja de Santa Maria), para conhecer o legado cultural histórico de Ossonoba até aos dias de hoje, o período romano, visigodo, islâmico e medieval bem presente nas construções e no traçado urbano de cariz defensivo.

No Museu, os alunos contactaram com a planta do antigo Convento de Nossa Senhora de Assunção, do século XVI e com o seu histórico espólio, desde o imenso mosaico ao deus do mar, até aos diversos quadros de estilo barroco da vida de Cristo.

A visita terminou com a deslocação gastronómica ao centro da cidade, para degustar os exóticos pratos da rica culinária venezuelana. Os alunos experimentaram Arepas, Pabellón e Dulce tres leches que apreciaram bastante.

A visita foi muito interessante e constituiu mais um momento de aprendizagem que os alunos utilizarão nas suas aulas e vivências. Os docentes Carla Granja, Maria José Lampreia e Ricardo Capitão foram os dinamizadores dessa atividade.

Prof. Ricardo Capitão

DSC_0190.JPG
DSC_0145.JPG
DSC_0135.JPG
Violin Pegs
dia_da_música_1.PNG
Capturar3.PNG
Capturar.PNG
bottom of page