top of page

Oficina da saúde

                                                Fenilcetonúria

Temos a certeza de que, quando leste este título, já perdeste a vontade de ler o texto, mas já alguma vez ouviste falar nesta palavra? É o nome de uma doença que te impede de comer alimentos com um nutriente chamado fenilalanina (aminoácido).

Já te imaginaste sem poder comer aqueles hambúrgueres do MacDonalds, ou sem comer aquela carne grelhada, entre outros alimentos de que gostas?

Esta doença é genética, transmitida pelos nossos pais e podemos tê-la se algum dos nossos pais a tiver. Mas, está descansado! É uma doença que se descobre no teste do pezinho e começas a fazer tratamento logo desde bebé. O tratamento é feito através da alimentação com leite especial, massas específicas, pão com farinha especial. Toda esta comida é muito cara… uma lata de leite pode chegar aos 250 euros. A maior parte desta comida é fornecida pelo Estado.

Se a pessoa com a doença comer alimentos que contenham fenilalanina, pode ficar com grandes transtornos mentais, que se agravam cada vez mais. Estas pessoas têm que fazer uma dieta equilibrada, com a quantidade de comida que comem e têm que ser frequentemente acompanhados por um médico, para medir os níveis de fenilalanina no seu corpo, que não pode ser muito elevado.

 

Gostaste deste artigo? Já conhecias esta doença? Alguma vez imaginaste que houvesse pessoas que não pudessem comer carne, não por escolha, mas sim porque não tinham mais nenhuma opção?

Com isto, valoriza a comida que podes comer, pois estas pessoas têm um acesso muito limitado ao que comem.

 

                                                                                                              Inês Vilhena

                                                                                                         Iúri Correia

João Andrade

                                                                                                      Rita Silva

9ºA

ciencias.PNG
ciencias1.PNG

 

 

 

                                                                 Surto da gripe em Portugal 2018-2019

 

 

A gripe é uma doença infeciosa, contagiosa, que por norma se cura espontaneamente. É provocada por um vírus, que pode assumir formas muito diversas.

Os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade provocada pela vacina não é duradoura, pelo que as pessoas se devem vacinar anualmente. Nos anos mais recentes a maior atividade gripal tem sido observada entre os meses de dezembro e fevereiro.   Este ano, o vírus da gripe tem vindo a ser mais agressivo, especialmente para os idosos e para doentes que padecem de outros problemas de saúde. Portugal, juntamente com a Inglaterra, está no grupo de países europeus onde a gripe tem sido mais forte, causando um significativo número de mortes.

Desde 15 de outubro último, cerca de 1,3 milhões de idosos já foram vacinados. A vacina foi administrada a 66% das pessoas com mais de 65 anos, equivalente a mais 7% do que no mesmo período de 2017.

A Direção-Geral da Saúde aconselha, como importantes medidas preventivas, a higiene das mãos, tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço e, no caso de estar infetado, o distanciamento social para evitar a propagação da doença. 

 

Cristian Gaina

João Luz

Júlio Saud

9ºA

gripe.PNG
bottom of page