top of page

A CIÊNCIA RESPONDE

D435E.jpg

Afinal, o frio queima?!?

Não devia ser apenas o calor?

 

As notícias sobre o frio que se faz sentir nalgumas regiões dos Estados Unidos têm sido inúmeras. Com imagens impressionantes e vídeos divertidos de objectos (cabelos, calças, entre muitos outros) a congelarem instantaneamente. Penso que isso, todos conseguimos entender. Agora as notícias a avisar que, em apenas alguns minutos na rua e, mesmo sob diversas camadas de roupa, sentimos a pele queimar… isso é já muito estranho! Afinal o frio não é o oposto do calor?

Para entendermos, temos de saber o que é o calor e o que é o frio. Calor é a energia que um corpo pode ceder a outro que esteja a uma temperatura mais baixa. Quando colocamos as nossas mãos à volta de uma caneca de chá quentinha, a energia do chá transfere-se para as nossas mãos (o calor) aquecendo-as. Caso estejamos num local com temperaturas abaixo da nossa temperatura corporal, é o nosso corpo que transfere energia para o ambiente. Do ponto de vista físico, não existe o conceito de “frio”. Existem corpos a temperaturas mais altas ou mais baixas o que leva a transferências de energia para dentro de um corpo ou para fora deste.

Nem numa situação, nem noutra, nos queimamos. Mas imaginem agora que nos aproximamos de uma lareira onde a temperatura pode chegar aos 700 0C. Como a diferença de temperatura entre a lareira e o nosso corpo é muito grande, essa transferência de energia é feita de uma forma muito rápida. É a rapidez com que é feita que nos provoca queimaduras. Assim, se estivermos num local onde a temperatura exterior é muito abaixo da do nosso corpo, a energia também se transfere de uma forma muito rápida, produzindo, igualmente, queimaduras.

Já agora, o que chamamos de “frio” corresponde apenas ao quando a nossa energia é transferida do nosso corpo para o ambiente. O frio é isso… apenas uma “perda” de energia.

Profª Ana Machado

bottom of page