top of page

Últimas

O dia 22 de abril é o Dia Mundial da Terra. Este dia, é celebrado por mais de 190 países. A sua primeira celebração foi a 22 de abril de 1970, nos Estados Unidos.

Este dia é hoje celebrado em mais de 190 países, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade imperiosa de cuidarmos deste nosso único Planeta!

 A equipa do projeto Erasmus+ “L´influence de l´activité humaine sur notre environnement“ (mais conhecido por “Ma terra, ma maison”) e o Eco-Escolas  (Programa Internacional)  do nosso agrupamento lançou um desafio: celebrar este dia com uma exposição de trabalhos executados por alunos e até por professores. Assim, as professoras Carla Paiva e Rita Pinho deram uma ajudinha ao professor Elias Gato, que fez uma árvore espetacular!  Os alunos do 7º C e os alunos do 6ºC fizeram as folhas para a árvore. Mas alguns professores também participaram nesta árdua tarefa. 

  Depois, o Tiago Guerreiro, aluno do 3º E, da Ilha do Ancão e as turmas de francês de 7º ano fizeram lindíssimos trabalhos executados com materiais que, normalmente, chamamos de lixo!

As três turmas de Francês de 8 º ano recolheram publicidades alusivas ao tema.

 Por sua vez, o 9º C construiu com “lixo” trabalhos, nos quais inseriram frases de boas condutas/atitudes para com o nosso Planeta, isto é, Eco-códigos.

Nesta exposição também participaram os alunos de 5º e 6º anos, que recolheram e enfeitaram lindos poemas sobre a Mãe Natureza.

Agradecemos a participação de todos e também a ajuda do assistente operacional Tiago Santos, porque sem ele nunca teríamos conseguido pendurar as duas flores gigantes elaboradas através de trabalhos de alunos.

Podemos dizer que foi um trabalho de equipa, tal como devemos atuar para proteger o nosso Planeta!

aaaaaa.jpg
aa.jpg
aaaa.jpg
aaaaaaaa.jpg
aaaaa.jpg
aaa.jpg
ss.jpg

 

                                                       

                                                         Semana Foco

 

Decorreu entre os dias 14 e 18 de dezembro, a semana FOCO da Capital Jovem da Segurança Rodoviária 2020, um evento promovido pela Fórum Estudante

e que tem como objetivo a sensibilização de crianças e jovens para os diversos aspetos relacionados com esta temática. 

No sentido de concretizar os objetivos da iniciativa, os alunos do 9ºA, 9ºB e 9ºC, durante as aulas de Físico-Química, analisaram as consequências de alguns acidentes de viação relacionando-os com o que aprenderam sobre as Leis de Newton.  Tiveram ainda a oportunidade de realizar um pequeno kahoot sobre algumas regras de segurança gerais para peões, ciclistas e condutores de veículos motorizados. 

Profª Vera Daniel

Dezembro 2020

A Estrela de Natal em Montenegro

 

No dia 21 de Dezembro e pela primeira vez em vários séculos, os planetas Júpiter e Saturno estiveram tão próximos que pareciam uma estrela única, conhecida por Estrela de Natal. Este fenómeno só se voltará a repetir em 2226.  

Foi lançado o desafio a várias turmas da nossa escola, no âmbito da disciplina de Físico-Química, para que fizessem o registo fotográfico do fenómeno. A Tetiana Bryk, da turma 9ºB, conseguiu captar o fenómeno pelas 18h e 31min em Montenegro.

Profª Vera Daniel

Dezembro 2020

IMG_0022-Tânia-9ºB.JPG

Em Faro, respira-se bem!

 

 

Desde Outubro deste ano, que a União de Freguesias de Faro instalou, na rotunda do Hospital, um dispositivo que permite medir vários parâmetros relacionados com a qualidade do ar (temperatura, pressão, concentração de poluentes). 

 

Os valores detetados estão disponíveis na página eletrónica da já referida união de freguesias e podem ser consultados por todos.  Hoje foi a vez dos alunos do 8ºD, durante a aula de Físico-Química, trabalharem com os valores dos parâmetros medidos.  

 

Apesar de existir uma concentração preocupante do poluente dióxido de azoto, embora ainda abaixo do limite nocivo para a saúde, todos os outros estavam em concentrações muito baixas, o que levou os alunos a concluir que em Faro se respira muito bem.

Profª Vera Daniel

qq2.jpg

 

 

CONSTRUÇÃO DE ROBÔS

SUBMARINOS EM
CONTEXTO ESCOLAR

Projeto ROV4ALL – Aceite a candidatura do 9ºD 

 

O 9ºD viu a sua candidatura ao Projeto ROV4ALL aceite.  Este projeto tem como objetivo a construção de um submarino (ROV) em contexto escolar, participando no mesmo as disciplinas de Físico-Química, Educação Tecnológica e Geografia. 

Este projeto resulta de uma parceria entre várias entidades portuguesas e com ele pretende-se que os alunos construam os seus próprios ROVs, a partir de um kit produzido para o efeito e com o apoio da equipa do projeto que é constituída por técnicos e pilotos de ROVs, engenheiros, investigadores em ciências marinhas, educadores marinhos, comunicadores de ciência e professores. 

O desenvolvimento do projeto nas escolas decorrerá durante este ano letivo. 

                                                   Profª Vera Daniel

rover1.png

Queres ganhar um headphone?

 

Participa neste concurso!!

 

Regulamento do Concurso:

Realização de um Desenho para

o Projeto Erasmus+ com o título:

“Ma terre, ma maison”

 

1.Tema

O nosso mundo tem sofrido muito com a ação humana. O surgimento da industrialização deu início a uma grande alteração das nossas cidades, afetando a nossa qualidade de vida e pondo em causa os recursos naturais existentes no nosso planeta.

O Desenho a realizar deve representar as primeiras alterações provocadas pela chegada da industrialização nas nossas cidades e, de uma forma geral, no nosso planeta.

 

2.Objetivos

  • Sensibilizar e alertar para a importância das ações humanas no nosso mundo;

  • Promover a expressão artística;

- Comunicar através da arte;

  • Desenvolver a criatividade.

 

3.Destinatários

O concurso é dirigido a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Montenegro. A participação deverá ser individual.

 

4.Requisitos técnicos do Desenho

- O Desenho deve ser elaborado em papel de tipo cavalinho ou que ofereça alguma resistência;

- O Desenho deve possuir a seguinte dimensão: altura= 50cm e largura=60cm;

- Poderá ser aplicar, para a realização do Desenho, uma só técnica ou técnicas mistas.

 

5.Etapas do concurso

  1. O participante é responsável pela originalidade do Desenho apresentado, devendo garantir a sua autoria e assumir toda a responsabilidade decorrente de reclamação de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e conexos;

  2. Cada aluno só poderá submeter a concurso um Desenho, até 30 de janeiro de 2021, na biblioteca do agrupamento;

  3. A identificação do aluno deverá encontrar‐se no verso da folha do Desenho (nome e turma);

  4. Ao participar no concurso, o aluno declara conhecer e aceitar o presente regulamento.

 

6.Avaliação

O júri será constituído pela Coordenadora do Projeto Erasmus+ e por dois docentes de Educação Visual que selecionarão os 3 melhores Desenhos, até ao dia 4 de fevereiro de 2020.

A classificação dos Desenhos apresentados será determinada, pelos seguintes critérios:

  • Originalidade;

  • Criatividade;

  • Harmonia e qualidade estética e técnica;

  • Adequação ao tema.

 

Após a seleção, por parte do júri, os desenhos serão expostos para votação pela comunidade educativa, até ao dia 12 de fevereiro de 2021.

 A decisão do Júri não é passível de recurso.

 

7.Utilização do Desenho vencedor

O Desenho vencedor será divulgado pela equipa do Projeto Erasmus+ junto dos países parceiros que integram o referido Projeto.

O Desenho será reproduzindo em 5 exemplares (um para cada país parceiro do Projeto Erasmus+).

O Desenho seleccionado, em conjunto com os restantes Desenhos representantes dos outros países parceiros, integrará uma exposição a realizar no nosso Agrupamento.

 

8.Prémios

O autor do Desenho receberá um diploma de vencedor e um headphone.

O júri reserva para si o direito de poder vir a atribuir menções honrosas ou outros prémios, ainda que não previstos no presente Regulamento, assim como a não atribuição de qualquer prémio.

                                                                                 

9.Casos omissos

Os casos omissos ao presente Regulamento serão resolvidos pela entidade promotora do concurso.

 

A Coordenadora do Projeto ERASMUS+

                  Martinha Ferreira

erasmus_edited.jpg

O 8ºD aprendeu mais sobre cometas e asteroides

 

No dia 25 de novembro, a turma do 8ºD assistiu a uma palestra subordinada ao tema Cometas e Asteroides.  Esta comunicação, realizada através de plataforma online, foi dinamizada pelo Dr. Gustavo Rojas, docente no Centro de Astrofísica e Gravitação da Universidade de Lisboa e membro integrante do NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia.

A atividade inseriu-se numa iniciativa de âmbito nacional, promovida pelo Ciência Viva – a semana da Ciência e Tecnologia.

Os alunos revelaram interesse no assunto exposto, colocaram questões ao palestrante e expressaram a vontade de voltar a repetir a iniciativa.

Profª Vera Daniel

25.11.2020

20201125_131914 (2).jpg

 

Agrupamento premiado

Os avanços da tecnologia, assim como a globalizaçã,o têm levado as escolas a inovar as suas metodologias. Os projetos europeus Erasmus+ e a plataforma eTwinning têm permitido que as escolas melhorem as suas aprendizagens, promovendo assim um ensino de qualidade e a promoção dos valores europeus.

 

Assim, estes projetos permitem que os nossos professores e jovens possam trabalhar de forma cooperativa e colaborativa com outros professores e jovens de outros países. Para além disso, os mesmos projetos abrem as portas ao conhecimento de outras culturas, de tradições e costumes, por vezes tão diferentes dos nossos.

Tem sido prática, desde 2014, o nosso Agrupamento, participar em projetos Erasmus+ e, desde  o ano letivo anterior ,em projetos eTwinning.

 

 

 

 

 

Parabéns aos alunos do 8ºC, do ano letivo 2019/20, que, apesar da pandemia, conseguiram levar até ao fim este projeto!

 Estes alunos viram o trabalho deles premiado com o selo Nacional de Qualidade e o selo Europeu de qualidade.

Capturar22.JPG
Capturar23.JPG
bottom of page