História +
Alfred Nobel, um grande inventor (1833-1896)
Todos os anos são atribuídos os Prémios Nobel em diferentes áreas como a Química, a Física, a Medicina, Literatura e Paz. Sabes quem deu o seu nome para estas distinções? Alfred Bernhard Nobel. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta carismática figura histórica!
Alfred Nobel nasceu em Estocolmo, na Suécia, a 21 de outubro de 1833. Filho de uma abastada família, viajou por vários países europeus, onde teve a oportunidade de conhecer cientistas e escritores que contribuíram para se tornar um grande inventor.
Fascinado pela literatura e poesia, foi na área da Química que Alfred Nobel se destacou. Em Paris, conheceu o químico italiano Ascanio Sobrero, que tinha descoberto a nitroglicerina. No entanto, Nobel percebeu que a nitroglicerina poderia ser utilizada como explosivo. Assim, nasceu a dinamite, em 1867. A sua capacidade criativa não tinha limites! Alfred Nobel introduziu mais inovações como a pólvora sem fumo e foi também o inventor da borracha sintética.
As suas invenções e a indústria de explosivos que criou em vários países fizeram acumular uma grande fortuna. Um ano antes de morrer doa grande parte dessa mesma fortuna para uma fundação criada com o seu nome.
Alfred Nobel morre em Itália a 10 de dezembro de 1896. No seu testamento deixou o desejo de que fossem atribuídos prémios para as pessoas que ajudem a desenvolver a Humanidade. Será a fundação Alfred Nobel que irá começar a atribuir os Prémios Nobel a partir do ano de 1901, cinco anos após a sua morte.
outubro de 2020
Caixa de dinamite