Ser cidadão
Discriminação Social
Não é fácil ignorar os estereótipos, o preconceito, a discriminação.
Vivemos no mundo das aparências, da imagem, onde tudo nos afeta.
Se és uma pessoa negra tens de ouvir comentários racistas sem nenhum fundamento. O racismo afinal não passa da superioridade de uma raça em relação a outra.
No entanto, também os padrões da sociedade nos influenciam no que vestimos, com quem andamos e quem somos.
Desde que nascemos associamos que uma mulher tenha de usar vestido, “tops”, cabelo comprido, etc. e o homem, pelo contrário, associamo-lo a um cabelo curto, forte, por usar uma camisa, gravata, calças, botas/ ténis, etc.
Para não falar que a sociedade dita que a mulher faz um trabalho mais “fácil” e o homem um trabalho mais “difícil”, não esquecendo a diferença salarial entre homens e mulheres.
A única coisa que como fazer e dizer é tentarem abstrair-se a esses padrões que a sociedade exige. Não importa o que vocês fazem a nível profissional, familiar, o vosso estilo de roupa, do que é que vocês gostam ou com quem costumam andar.
Vocês são únicos e nada pode contradizer isso.
Fernanda, 9.ºA
Sensibilizar contra o Bullying
Durante o primeiro período, os alunos da turma do 6.ºD foram incentivados a pensar em slogans para sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de impedir que estes comportamentos existam na nossa escola.
Os seus trabalhos estão expostos na escola e pretendem que todos reflitam sobre esta tema. Eis os resultados dos trabalhos dos nossos alunos.
janeiro de 2020
Dia Mundial do Combate ao Bullying
No próximo dia 20 de outubro assinalamos o Dia Mundial do Combate ao Bullying. Vamos compreender o significado desta palavra? Bullying é um comportamento violento que pode ter várias formas. Pode ser físico, verbal ou psicológico e pode também ser através da Internet (cyberbullying). Então, será bom pensarmos nas razões que levam a que tal aconteça.
Todos nós sentimos e temos emoções diferentes perante as situações que vivemos. Essas emoções e sentimentos fazem parte da nossa personalidade. Cada um de nós possui características de personalidade diferentes. Uns são mais tímidos; outros mais extrovertidos; outros passam mais tempo calados. Uns gostam de estar mais tempo sozinhos e outros não vivem sem estar junto do seu grupo de amigos. O “bullying” acontece, muitas vezes, a pessoas que achamos que são diferentes de nós e por isso consideramos que são mais frágeis e incapazes de se defenderem. Quem é vítima de “bullying” sente vergonha, isola-se e esconde-se dos outros. Muitas vezes considera-se culpado por tudo, quando, na verdade, é o menos culpado.
Cabe a ti e a todos os teus colegas impedir que o Bullying aconteça junto de ti. Para perceberes melhor este problema, vê com muita atenção os vídeos que se seguem.
outubro 2020