top of page

Ser cidadão

Discriminação Social

 

    Não é fácil ignorar os estereótipos, o preconceito, a discriminação.

    Vivemos no mundo das aparências, da imagem, onde tudo nos afeta.

    Se és uma pessoa negra tens de ouvir comentários racistas sem nenhum fundamento. O racismo afinal não passa da superioridade de uma raça em relação a outra.

    No entanto, também os padrões da sociedade nos influenciam no que vestimos, com quem andamos e quem somos.

    Desde que nascemos associamos que uma mulher tenha de usar vestido, “tops”, cabelo comprido, etc. e o homem, pelo contrário, associamo-lo a um cabelo curto, forte, por usar uma camisa, gravata, calças, botas/ ténis, etc.

    Para não falar que a sociedade dita que a mulher faz um trabalho mais “fácil” e o homem um trabalho mais “difícil”, não esquecendo a diferença salarial entre homens e mulheres.

    A única coisa que como fazer e dizer é tentarem abstrair-se a esses padrões que a sociedade exige. Não importa o que vocês fazem a nível profissional, familiar, o vosso estilo de roupa, do que é que vocês gostam ou com quem costumam andar.

    Vocês são únicos e nada pode contradizer isso.

                                                                                                                                        Fernanda, 9.ºA

Sensibilizar contra o Bullying

  Durante o primeiro período, os alunos da turma do 6.ºD foram incentivados a pensar em slogans para sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de impedir que estes comportamentos existam na nossa escola.

    Os seus trabalhos estão expostos na escola e pretendem que todos reflitam sobre esta tema. Eis os resultados dos trabalhos dos nossos alunos. 

janeiro de 2020

20201217_161827.jpg
20201217_161857.jpg
20201217_161835.jpg

 

Dia Mundial do Combate ao Bullying

 

 

No próximo dia 20 de outubro assinalamos o Dia Mundial do Combate ao Bullying. Vamos compreender o significado desta palavra? Bullying é um comportamento violento que pode ter várias formas. Pode ser físico, verbal ou psicológico e pode também ser através da Internet (cyberbullying). Então, será bom pensarmos nas razões que levam a que tal aconteça.

 

Todos nós sentimos e temos emoções diferentes perante as situações que vivemos. Essas emoções e sentimentos fazem parte da nossa personalidade. Cada um de nós possui características de personalidade diferentes. Uns são mais tímidos; outros mais extrovertidos; outros passam mais tempo calados. Uns gostam de estar mais tempo sozinhos e outros não vivem sem estar junto do seu grupo de amigos. O “bullying” acontece, muitas vezes, a pessoas que achamos que são diferentes de nós e por isso consideramos que são mais frágeis e incapazes de se defenderem. Quem é vítima de “bullying” sente vergonha, isola-se e esconde-se dos outros. Muitas vezes considera-se culpado por tudo, quando, na verdade, é o menos culpado.

 

Cabe a ti e a todos os teus colegas impedir que o Bullying aconteça junto de ti. Para perceberes melhor este problema, vê com muita atenção os vídeos que se seguem.

outubro 2020

 

bottom of page